Intervalo intrajornada, interjornada e intersemanal – Intervalor para Refeição e Descanso.
 
Entende-se como jornada de trabalho o período dioário que o empregado está à disposição do empregador. Entretanto, dentro desta jornada e também fora dela, são obrigatórios períodos de intervalo, que nada mais é do que o direito de descanso do trabalhador. Estes períodos, são denominados intervalos intrajornada, interjornada e intersemanais.
Intervalo Intrajornada é período caracterizado por transcorrer na própria jornada de trabalho; isto é, entre o início e o término da prestação de serviço. Exemplo, o intervalo para alimentação e descanso.
Em qualquer trabalho que exceda 6 horas de trabalho , é obrigatória a concessão do intervalo, sendo ele de no mínimo 1 hora, sendo que este limite poderá ser reduzido através do Ministério do Trabalho que irá verificar as condição para que isso ocorra. Cumpre destacar que, por acordo ou contrato coletivo esse período pode ser alterado, porém não devendo ultrapassar 2 horas.
 Trabalhos que não excedam 6 horas e que ultrapassem 4 horas terão um intervalo obrigatório de 15 min. Se o empregador não conceder o intervalo, terá de remunerar o período correspondente a no mínimo 50% sobre o valor da hora normal de trabalho. Intervalos não previstos em lei concedidos pelo empregador representando tempo à disposição da empresa deverá ser acrescido como horas extras, salvo acordo ou contrato coletivo. É nula a opção de extinguir o intervalo, uma vez que agride o direito fundamental a higiene, saúde e segurança do trabalhador.
Intervalo Interjornada, por sua vez, caracteriza- se  entre duas jornadas de trabalho, sendo o período mínimo de repouso de 11hs entre uma jornada e outra.
Algumas categorias possuem cargas horárias diferenciadas, porém revezamentos que possam trazer prejuízo ao trabalhador de intervalos de no mínimo 11hs devem ser remuneradas como horas extras. 
Por fim, intervalo intersemanal nada mais é do que o descanso semanal remunerado, sendo ele de 24hs consecutivas, que  deverá ser assegurado ao empregado, salvo por motivos de conveniência publica ou necessidade imperiosa do serviço, deverá coincidir em todo ou em parte com  o domingo.

 

Escritorio de advocacia, Advogados, Advogado, advogado trabalhista blumenau, bancario, juros abusivos, advogados em blumenau, advogados Blumenau, revisional